Nos dias 2 e 5 de dezembro, a Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima realiza uma programação especial para comemorar o centenário de duas figuras importantes da história do Brasil: Mário Lago e Carlos Marighella. O evento é gratuito.
Carlos Marighella e Mário Lago não compartilham apenas a data de nascimento, que difere em apenas nove dias. Ambos nasceram em 1911 – Marighela em Salvador, Bahia; e Lago no Rio de Janeiro – e partiram em lutas individuas. O primeiro no campo da política e o segundo no campo da arte.
O primeiro homenageado é Mário Lago, no dia 2. A abertura do evento acontece às 19h, com a exibição de vídeos que retratam a vida do compositor e ator. Em seguida, a partir das 20h, ocorre uma apresentação literomusical composta de músicas de sua autoria, como “Ai, que Saudades da Amélia”, entremeadas com textos e depoimentos sobre sua vida. Entre os participantes, está o poeta Celso de Alencar, a cantora Tuca Sellan e sua banda, o músico e compositor Léo Dumont e o educador Ronaldo “Magrão” Belotti.
No dia 5, em comemoração ao centenário de Carlos Marighella, a programação começa também às 19h, com apresentação de vídeos sobre a trajetória do militante político. Às 20h, tem início uma série de depoimentos e leituras de textos e poesias do livro “Rondó da Liberdade”.
No encerramento, Dinho Nascimento, percussionista, realiza uma apresentação musical na companhia de Cecilia Pellegrini e Gabriel Nascimento. Dinho transformou em música e pretende gravar, em breve, dois poemas de Marighella que serão apresentados neste dia. Haverá participação do músico e escritor Erton Morais e da jornalista Rose Nogueira, membro da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil.
Serviço: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima (Temática em Poesia). Av. Henrique Schaumann, 777, Guia Pinheiros, Zona Oeste de SP. Tel. 3082-5023 e 3063-3064. Dias 2 e 5, em diferentes horários. Grátis.